30/08/2021 às 15h15min - Atualizada em 30/08/2021 às 16h48min

Dia Nacional do vaqueiro: União-PI completa 77 anos de Tradição

A data foi instituída através da Lei nº 11797 de 29/10/2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e é comemorado anualmente em União-PI

Fala Piauí

 

O Dia Nacional do Vaqueiro é tradicionalmente comemorado em União, sempre no dia 29 de agosto. A data tradicional é a mais movimentada e faz parte da programação dos Festejos de São Raimundo Nonato, co-padroeiro do município.

A institucionalização do 29 agosto como dia  Nacional dedicado ao Vaqueiro é de 2008. Mas desde 29 de agosto de 1944 em União, ocorre uma grande procissão da categoria com devoção a São Raimundo Nonato, que é co-padroeiro da diocese do município que tem como Padroira Nossa Senhora dos Remédios que é festejado em outubro. Hoje  Na cidade Unioense  existe um coral composto somente por vaqueiros e também uma associação da categoria fundada em 1984  por Chico Teófilo, líder da cultura. 

Teófilo foi o presidente da primeira associação de vaqueiros (AVAU), em União.  Era vaqueiro e dono da Fazenda onde se concentrava os Amigos e local onde realizava vaquejada todos os anos no dia 29 de agosto a tão esperada data. Foi vereador, fundador e presidente do Coral dos Vaqueiros. Fundou também a primeira Associação de vaqueiros do Brasil, a (Associação de Vaqueiros).

 Hoje o município relembra essa grande história vivida pelo seu povo  querido. Atualmente, nos encontramos impossibilitados de realizar essa tradicional festa de forma calorosa devido a pandemia do coronavírus. 

Na manhã do último domingo (29) os vaqueiros fizeram  essa homenagem à todos os vaqueiros que receberam com muita alegria, realizada na terra da Antiga Fazenda de gado e estanhado e que hoje tornou- se (cultura-tradicao).

Esse dia faz parte da história do Brasil. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp