22/11/2021 às 11h39min - Atualizada em 22/11/2021 às 11h39min

Aplicativos falsos do Auxílio Brasil roubam dados; saiba como se proteger

Confira dicas para baixar o app certo e veja a imagem do sistema desenvolvido pela Caixa

Portal Clube News
Aplicativos falsos nas plataformas. (Foto: portal ClubeNews)

Depois da substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, golpistas estão se aproveitando das dúvidas dos beneficiados para roubar dados por meio da internet. De acordo com um levantamento feito pelo portal ClubeNews nas plataformas digitais de distribuição de aplicativos, há pelo menos 12 apps falsos que utilizam o nome do novo auxílio e não são o aplicativo oficial desenvolvido pela Caixa Econômica.

O especialista em segurança digital Paulo Costa informa que este tipo de aplicativo pode servir de isca para se apropriar de dados dos usuários, oferecer propagandas e spans e até mesmo ter acesso a informações financeiras. “Os criminosos fazem parecer real, alguns aplicativos como estes mandam notificações para o celular e prometem consulta ao valor do benefício, além de conter o calendário de pagamentos”, alerta.

Em alguns casos os apps falsos também pedem informações do beneficiário, como Número de Identificação Social (NIS), CPF, carteira de trabalho, número do telefone, entre outras informações pessoais.

Assim que o governo federal lançou o Auxílio Emergencial também foram identificados golpes desta natureza e a Caixa divulgou amplamente o aplicativo oficial Caixa Tem.

Procure o CRAS
O secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Semcaspi, Alan Cavalcante, alerta para a necessidade dos beneficiários estarem atentos e só repassar informações no órgão oficial responsável.
“Apenas o CRAS é responsável por atualizações, cadastros e qualquer tipo de esclarecimento sobre o novo programa do governo federal, o Auxílio Brasil”, diz.

A Semcaspi é responsável pelos 19 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes em Teresina e que fazem o trabalho de atendimento ao público inscrito e que deseja se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico).

Verdadeiro app Auxílio Brasil
A Caixa informou que o novo aplicativo do Auxílio Brasil será disponibilizado aos usuários do Bolsa Família gradativamente para evitar congestionamento no sistema. Ainda de acordo com o banco, quem ainda não tiver migrado de aplicativo vai receber o benefício normalmente.

Confira dicas para baixar o app certo:

1) Quando for baixar o aplicativo, verifique qual é o nome do desenvolvedor (o do Auxílio Brasil é a própria Caixa Econômica Federal);

2) Confira o nome correto do app: “Auxílio Brasil CAIXA”, com um fundo azul e a palavra Brasil com as cores verde e amarela;

3) Não insira dados pessoais e financeiros em sites e aplicativos não oficiais;

4) Não clique em links recebidos por e-mails, SMS ou mensagens de WhatsApp. Mesmo quando receber mensagens de amigos ou familiares, evite acessar o link antes de checar a veracidade das informações.

A Caixa Econômica informou ainda que devido ao grande número de acessos, o aplicativo pode apresentar instabilidades. Quem não conseguir baixar o sistema de imediato, pode tentar em outro momento, sempre observando as dicas acima.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp