18/11/2021 às 18h10min - Atualizada em 18/11/2021 às 19h00min

Ambientalista Dionísio Carvalho convida a sociedade para uma audiência pública realizada pela ALEPI contra os impactos ambientais sofridos no litoral do Piauí

O Ambientalista ainda explica que essas ocupações impactam o habitat e a vegetação litorânea causando um grande prejuízo ambiental

Foto Reprodução/ Portal InTopo

O Ambientalista Dionísio Carvalho é defensor de muitas causas sociais, uma delas é a ambiental. Recentemente ele luta contra as ocupações irregulares nas quais segundo ele são “soltas”.

Dionísio ressalta que, hoje só a União é quem viabiliza o (RIP) Registro de Imóvel de Propriedade, documento no qual autoriza a posse da terra ao cidadão, porém, revela ainda que o acesso ao documento representa um processo muito lento e burocrático.

“Hoje as áreas são ocupadas irregularmente porque o governo não tem uma organização com relação à questão fundiária daquela região, e isso, leva a grilagem de terras, consequentemente a destruição ambiental e a corrupção dentro dos órgãos públicos, ou seja, quem tem dinheiro é quem consegue tirar a documentação”.

Destaca ainda, que a depredação do litoral vem acontecendo diariamente, causando a poluição ambiental. E completa dizendo que daqui a dez anos o litoral do Piauí vai perder toda sua característica bonita e paisagística, se não houver uma intervenção.

O Ambientalista ainda explica que essas ocupações impactam o habitat e a vegetação litorânea causando um grande prejuízo ambiental. “Hoje as vegetações de mangue, restingas têm um papel importante no controle da elevação do nível do oceano, porque eles amortecem o impacto da água, além disso, dentro daquela região existem diversos animais marinhos e também terrestres que ali vivem correndo risco de extinção como, cavalo-marinho, peixe boi”.

Segundo Dionísio, o litoral cresce desordenadamente ameaçando o turismo  por meio da apropriação indevida de áreas ambientais que deveriam está sendo cuidadas, preservadas, mas, são pouco trabalhadas para um turismo mais sustentável.

A audiência pública para tramitação da luta contra os impactos ambientais sofridos no litoral acontece próxima terça-feira (23), na ALEPI, com o apoio da deputada Teresa Brito (Partido Verde).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp