O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro alertou, em entrevista ao UOL News hoje (18), para o risco de vazamento das provas do Enem, caso as denuncias de supostas interferências do governo Bolsonaro no exame se confirmarem.
O professor da USP ressalta que há um procedimento de sigilo para a realização das provas que deve ser respeitado. " Esses funcionários que pediram demissão fizeram acusações de censura. Isso é muito grave não só politicamente, mas por causa do sigilo do Enem. Tem que ser rigoroso ou não é sigiloso. Se você submeter a pessoa de boa, fica sempre o risco que vazem para pessoas próximas.
Servidores do Inep (Instituto de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira) dizem que o conteúdo das provas foi censurado, como já havia relatado o presidente da Assinep (Associação dos Servidores do Inep), Alexandre Retamal. O diretor de Avaliação de Educação Básica, Anderson Oliveira, teria pedido a remoção de mais de 20 questões da primeira versão da prova deste ano que havia elaborado.
Durante a entrevista, o ex-ministro do governo Dilma Rousseff (PT) disse que chegou a ser consultado para opinar sobre o tema da redação do Enem quando estava à frente da pasta, mas escolheu não sugerir. " Meu filho era treineiro naquele ano", se justificou. Mas, afirma que essa serie a única consulta permitida ao ministro.