27/08/2021 às 16h46min - Atualizada em 27/08/2021 às 21h37min

Inclusão da comunidade surda nos Podcasts

Acessibilidade e Inclusão

 

O Engravatados Podcast é o primeiro do Brasil com intérprete de libras, produzido pela Otopon, Agência de Publicidade e Criação de Conteúdos, a iniciativa tem como foco a inclusão social.

 

A população brasileira é composta por mais de 10 milhões de pessoas surdas, dos quais 2,7 milhões apresentam surdez profunda, este é um dado do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

A Libras é a segunda língua Brasileira reconhecida no país, como meio legal de comunicação e expressão - Lei N° 10.436/2002. A inclusão da comunidade surda na sociedade é de extrema importância para a garantia dos seus direitos e da sua autonomia. Desta forma, vale ressaltar a conquista da regulamentação da profissão do Tradutor e Intérprete de Libras (Lei 12.319/2010).

Vale ressaltar também o 100 Sinais, outro produto da agência. O canal surge para evidenciar esta situação que muitas vezes fica em segundo plano na sociedade contemporânea, onde a pessoa surda precisa ter o seu espaço, seus direitos garantidos e sua autonomia assegurada. 

 

Para Arielle Paiva,  Assistente Social, Intérprete e Professora de Libras, a iniciativa da Otopon  em colocar  em seus produtos um tradutor e intérprete em libras dá acesso para a comunidade surda e a terem informações acessíveis. 

 




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp