26/10/2021 às 11h48min - Atualizada em 26/10/2021 às 12h03min

Campanha de vacinação contra raiva de cães e gatos de Teresina acontece no sábado nas zona Norte e Leste

No dia 6 de novembro será a vez dos animais das zonas Sul e Sudeste. A campanha acontece mais de um mês depois do dia D nacional.

G1
Foto/ Reprodução Ascom Piauí Hoje

Cães e gatos das zonas Norte e Leste de Teresina devem ser vacinados contra a raiva no próximo sábado (30). A Fundação Municipal de Saúde (FMS) fará a abertura da campanha mais de um mês depois do dia D nacional, que ocorreu no 25 de setembro. A imunização será aberta oficialmente às 8h30, na unidade escolar Firmina Sobreira, no bairro Poti Velho, na zona Norte. Os animais das zonas Sul e Sudeste receberão suas vacinas no dia 6 de novembro.

Apenas cães e gatos do bairro Aroeiras onde um caso de raiva canina foi registrado foram vacinados ainda no final de setembro. A FMS alegou falta de insumos para realizar a campanha ainda no mês passado.

A vacinação de sábado (30) acontecerá em 136 postos das zonas Norte e Leste e a meta é vacinar 67.883 animais.

No sábado seguinte (6), a vacinação terá continuidade em postos das zonas Sul e Sudeste para aproximadamente 60.095 cães e gatos. Para atender a demanda da zona rural, a vacinação acontecerá ainda no mês de novembro.

De acordo com a FMS, essa logística em datas por zona da cidade é para atender com mais postos de vacinação e facilitar o acesso a esse serviço. A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos e provocar até a morte.

O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, solicita que as pessoas levem neste sábado, seus animais que tenham idade a partir de três meses para serem imunizados.

“Essa vacina é muito importante para que cães e gatos fiquem vacinados contra a raiva que é uma doença grave e por isso tutores das zonas Norte e Leste devem levar seus animais a um dos postos de vacinação”, diz o gestor.

Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

 

Clique aqui e veja os locais de vacinação

 

Perigos da raiva

A raiva é uma doença onde o sistema nervoso central fica comprometido e pode levar à morte em poucos dias, se a doença não for devidamente tratada. Na maioria das vezes os animais domésticos são o meio transmissor do vírus para o homem, no entanto, o hábito de tentar domesticar animais silvestres pode ser fatal se este estiver contaminado.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí, médico veterinário Anísio Ferreira, alerta que a doença raiva canina já está circulando pelo Piauí há pelo menos dois anos.

“É preciso abordar a necessidade do serviço de vigilância. A campanha em Teresina não ocorreu por falta de seringas. O órgão seja estadual ou municipal tem a obrigação de proteger a sociedade contra a raiva. Há mais de três anos, acompanhamos mais de 169 municípios que deixaram de fazer a campanha por falta de vacina. A Prefeitura de Teresina nunca tinha deixado de vacinar. O Conselho está acompanhando os casos. É preciso bloquear o ciclo silvestre com a vacinação de cães e gatos”, destacou.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp