26/10/2021 às 11h39min - Atualizada em 26/10/2021 às 11h39min

Queiroga dá palestra sobre Covid-19 em Lisboa debaixo de protestos de brasileiros

Convocação para manifestação contra palestra em Lisboa do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Convocação para manifestação contra palestra em Lisboa do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga | Reprodução/Andorinha

O GLOBO/ Gian Amato
Convocação para manifestação contra palestra em Lisboa do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga | Reprodução/Andorinha

Sob protestos na internet e sendo alvo de uma manifestação organizada por brasileiros, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dará uma palestra nesta terça-feira na Universidade de Lisboa (UL).

Em contato com o Portugal Giro, o diretor executivo da Faculdade de Medicina da

Faculdade de Lisboa, Luis Pereira, confirmou a aula magna que será presencial e transmitida pelo YouTube a partir do meio-dia de Portugal, 8h no Brasil.

Após o anúncio da participação de Queiroga na palestra com o tema “As ações do Brasil no enfrentamento da Covid-19”, o coletivo Andorinha, Frente Democrática Brasileira de Lisboa, questionou a UL. Apesar da polêmica, o evento foi mantido. 

O Andorinha, então, reforçou pelas redes sociais a convocação de uma manifestação às 11h no portão de entrada do pátio da Faculdade de Medicina. O ato terá apoio da Casa do Brasil de Lisboa e da Coletiva Maria Felipa.

“Lamentável postura de um instituição de ensino que, ao evocar liberdade acadêmica, promove um cúmplice da morte de mais de 600 mil brasileiros e brasileiras. Por este motivo, estaremos presentes, recebendo o ministro da morte do modo que ele merece, como já divulgado anteriormente”, escreveu o Andorinha.

A UL divulgou a participação de Queiroga, a convite, após a recomendação da CPI para o ministro ser indiciado pelos crimes de prevaricação e epidemia com resultado de morte. O ministro criticou o uso obrigatório da máscara no Brasil.

Em comunicado, a FMUL justificou o convite como de âmbito acadêmico e esclareceu que foi Queiroga que escolheu o tema:

“Vem visitar a nossa Faculdade, pelo que foi convidado, como acadêmico, a proferir uma conferência, tendo escolhido o tema que entendeu. A Universidade será sempre um espaço aberto, sem tabus ou preconceitos”.

Anúncio da palestra do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Lisboa | Reprodução/UL

Anúncio da palestra do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Lisboa | Reprodução/UL

Caption

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp