A Arquidiocese de Teresina conta com a Diaconia Efatá, para aproximar e incluir cristãos com diversos tipos de deficiências nas realidades pastorais das paróquias.
“Temos nos esforçado ao máximo para acolher nosso irmão surdos, como também os que possuem outras deficiências, sempre os escutando, nos aproximando de cada um de nossos irmãos. Sempre pedimos opiniões, sobre o que é melhor para acolhê-los, pois o ouvir já é uma forma de acolhimento” destaca Pe. Francisco Aquino
Dentro da realidade da Diaconia Effata, existe a Pastoral do Surdo que tem como uma de suas referências o Pe. Aquino, o mesmo destaca que os protagonistas na pastoral são os surdos e os interpretes, mas sempre contam com um apoio de uma referência religiosa.
“A partir do evangelho, buscamos acolher cada irmão e irmã mostrando que a boa nova é para todos, não exclui ninguém”, afirma o sacerdote.
A Missa do Silêncio
Uma das iniciativas de acessibilidade dentro da Arquidiocese de Teresina é a Missa do Silêncio, como o próprio nome já sugere, a celebração religiosa é realizada toda em silêncio, totalmente em libras, na oportunidade a comunidade surda se reúne em uma igreja para participar do momento de fé.