15/10/2021 às 15h29min - Atualizada em 15/10/2021 às 15h29min

Diaconia Effata possibilita acessibilidade dentro da Arquidiocese de Teresina

Em entrevista ao Portal Intopo, Padre Francisco Aquino fala sobre inclusão e acessibilidade na Igreja Católica

Foto: Intopo

A Arquidiocese de Teresina conta com a Diaconia Efatá, para aproximar e incluir cristãos com diversos tipos de deficiências nas realidades pastorais das paróquias.

“Temos nos esforçado ao máximo para acolher nosso irmão surdos, como também os que possuem outras deficiências, sempre os escutando, nos aproximando de cada um de nossos irmãos. Sempre pedimos opiniões, sobre o que é melhor para acolhê-los, pois o ouvir já é uma forma de acolhimento” destaca Pe. Francisco Aquino

Dentro da realidade da Diaconia Effata, existe a Pastoral do Surdo que tem como uma de suas referências o Pe. Aquino, o mesmo destaca que os protagonistas na pastoral são os surdos e os interpretes, mas sempre contam com um apoio de uma referência religiosa.

“A partir do evangelho, buscamos acolher cada irmão e irmã mostrando que a boa nova é para todos, não exclui ninguém”, afirma o sacerdote.

 

A Missa do Silêncio

Uma das iniciativas de acessibilidade dentro da Arquidiocese de Teresina é a Missa do Silêncio, como o próprio nome já sugere, a celebração religiosa é realizada toda em silêncio, totalmente em libras, na oportunidade a comunidade surda se reúne em uma igreja para participar do momento de fé.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp