27/04/2022 às 18h20min - Atualizada em 27/04/2022 às 18h20min

74 municípios estão silenciosos nas notificações de casos de dengue, diz Sesapi

Neris Júnior destacou que é essencial que os municípios silenciosos passem a notificar os casos

Redação
Foto: divulgação/Sesapi


As equipes técnicas da coordenação de epidemiologia e do Centro de Informações e Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de estado da saúde (Sesapi) chamam a atenção para os municípios piauienses registrarem os casos de dengue notificados. Segundo análises das equipes da secretaria, até o momento dos 224 municípios do estado, 74 estão em estado silencioso, sem registrarem qualquer notificação.

Segundo o último boletim epidemiológico de dengue da Secretaria de Saúde, na 15° semana epidemiológica o estado apresentou um aumento de 610% nos casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo o boletim, o estado apresentou um aumento superior a 4000% nos casos de chikungunya.

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, destacou que é essencial que os municípios silenciosos passem a notificar os casos. “Apenas com as notificações sendo feitas nossas equipes técnicas conseguem verificar a realidade de cada um dos nossos municípios e dessa forma traçar estratégias junto a gestão municipal que possam ser efetivas na redução de novos casos, tanto de dengue como chikungunya”, destacou o secretário.

Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, destaca a importância de ter esse diálogo direto com os municípios.

“Nesta quarta-feira nossas equipes estão em Joaquim Pires, reunidos com 23 municípios da Comissão Intergestora Regional da região dos cocais e com o município de Dom Inocêncio. Vamos trabalhar junto a esses municípios  a situação da Dengue e da Chikungunya, explicou a coordenadora.

Na próxima semana as equipes da Secretaria de Estado da Saúde deverão se reunir com municípios de mais duas regionais de saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp