27/04/2022 às 13h27min - Atualizada em 27/04/2022 às 13h27min

Prefeitura de Teresina e Governo do Estado alinham plano de ação para lidar com transformações urbanas e ambientais

PMT
Com o intuito de tornar Teresina uma cidade preparada para lidar com as mudanças climáticas, a Prefeitura de Teresina, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT), apresentou nesta quarta-feira (27), as “Ações recomendadas de resiliência e sustentabilidade”, a partir dos resultados do diagnóstico do Programa de Resiliência Urbana, para a governadora Regina Sousa e equipe técnica estadual. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak.

Uma equipe da Organização está em Teresina para entregar os resultados e dar continuidade a implementação de comissões para ações mais assertivas no município. Ontem (26), ocorreu o primeiro encontro com o prefeito da capital, Dr. Pessoa, e representantes das pastas municipais. Esse trabalho é acompanhado pelo departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).
A partir das definições dos atores que têm vínculo com as ações prioritárias, será formada uma comissão de resiliência para definição de estratégias para o desenvolvimento de ações sustentáveis. Esse material fornece aos gestores uma base para a criação de Ações para a Resiliência e Sustentabilidade, um plano que deve ser incorporado às atuais estratégias de desenvolvimento urbano e processos de gestão da cidade. Os pontos de atenção diagnosticados no material são:  processo de manutenção dos recursos hídricos e equilíbrio do ecossistema com a finalidade de ter um melhoramento no desempenho econômico

“É um prazer receber esta equipe tão qualificada e com um projeto tão bem elaborado para Teresina. O planejamento é a base para o desenvolvimento ordenado de uma cidade, respeitando o meio ambiente e trabalhando de forma sustentável suas transformações urbanas. O Governo do Estado está disponível e tem total interesse em trabalhar em parceria com a ONU Habitat e a Prefeitura de Teresina para trabalharmos por uma cidade mais resiliente e preparada para enfrentar mudanças climáticas e urbanas”, disse a Governadora Regina Sousa.

Participaram também da reunião o coordenador de Programas da ONU-Habitat, Alex Rosa, e a especialista em Resiliência Urbana (ONU Habitat/CRGP), Sozvin Salih. De acordo com a diretora de Cooperação do Programa Global de Cidades Resilientes de Teresina (CRGP, sigla em inglês), Gabriela Uchôa, o diagnóstico é um documento importante para que o município e estado trabalhem as demandas de forma mais prioritárias.

“Através do Programa Global de Cidades Resilientes, Teresina foi a cidade do Brasil que recebeu esse projeto. Foi feito um diagnóstico extenso, com diversos pontos de atenção e desafios que o município possui e que precisam ser enfrentados. Em breve entregaremos o conjunto de recomendações para construção de um futuro mais resiliente e sustentável”, pontua Gabriela.
“Com esse documento, nosso foco é a capacidade da cidade de lidar com o que comumente chamamos de choques e estresses. Por exemplo: fortes chuvas. Como Teresina consegue funcionar e se adaptar nesse cenário? O município tem esse suporte para fazer o planejamento das nossas ações de adaptação e combate às vulnerabilidades da cidade. O prefeito Dr Pessoa recebeu muito bem esse projeto e vamos seguir trabalhando de forma mais específica com os atores envolvidos”, explica Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda Teresina 2030, departamento da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan).

Até amanhã (quinta-feira, 28), a equipe da ONU cumpre agenda para apresentação das “Ações Recomendadas para Resiliência e Sustentabilidade”. Os resultados das etapas anteriores do projeto já foram entregues: Perfil da Cidade de Teresina e o Diagnóstico da Resiliência Urbana. Para conhecer os materiais, você pode acessar através deste link: https://issuu.com/teresina2030/docs/_pt__draft_-city_resilience_profile__teresina__pag

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp