11/10/2021 às 12h46min - Atualizada em 11/10/2021 às 12h46min

Pessoa com Deficiência: Discriminação, Acessibilidade e Mercado de Trabalho no Piauí

Mauro Eduardo (Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência) concede entrevista ao portal Intopo, em que destaca avanços e desafios para Acessibilidade no Estado.

Foto: Intopo

Para Mauro Eduardo (Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência) houve alguns avanços em relação a acessibilidade no Estado, mas que ainda é preciso avançar mais até se alcançar o cenário ideal.

“Um exemplo é a acessibilidade no transporte público de Teresina, que ainda é precário. Isso causa prejuízos na vida das pessoas com deficiência, pois precisam ir ao trabalho, escola, shopping, centro, entre outros” critica o Secretário.

Em relação aos avanços, Mauro Eduardo destaca que hoje o Estado conta com uma rede de reabilitação, existem três centros de alta complexidade (CEIR em Teresina, Centro de Reabilitação em Parnaíba e outro em São João, uma rede composta com mais de 43 clínicas de fisioterapia, divididas em 12 territórios de desenvolvimento do Estado, Centros Especializados em Educação em Teresina e já vamos expandir para Parnaíba, Floriano, Picos e Luzilândia.

“Temos também o Projeto Passo a Frente, em que já percorremos mais de 100 municípios do Estado, fazendo a dispensação de órteses e próteses de formas gratuitas para pessoas com deficiências, além de descentralizar os serviços garantindo o acesso dessas pessoas sem que elas precisem vir a Teresina”, Destaca.

Para o Secretário, é uma descriminação a forma que muitas empresas contratam Pessoas com deficiência e chama atenção para a importância de criarem oportunidade de crescimento profissional, “Não queremos que as empresas contratem a pessoa com deficiência só por força da lei, queremos que contratem por seu potencial, pela formação que elas têm. Hoje já temos pessoas com deficiência com mais de um curso superior, dizer que não existem pessoas qualificadas é fake news, precisam permitir que esse trabalhador tenha a oportunidade de ascensão profissional”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp