Miquela Sousa é uma jovem californiana descedente de brasileiros, a musa se tornou uma celebridade virtual. Seu Instagram tem 3 milhões de seguidores e o canal que mantém no Youtube acumula milhões de visualizações. Com carreira musical ascendente, Miquela leva mais de 130 mil pessoas por mês à sua página no Spotify.
Tudo seria perfeitamente normal, se não fosse por um detalhe: Miquela não existe. Ou pelo menos não existe da forma como existimos. É uma influenciadora virtual. Querida e aclamada por seus fãs.
A adolescente que registra nas redes seus looks descolados – mistura perfeita do high-fashion com o vintage cheio de referências pop dos brechós – é criação da agência americana Brud. A startup definiu inclusive a personalidade da modelo, com gostos e opiniões.. Mas, além de influenciar na categoria moda, Miquela também se posiciona em defesa de causas como o direito das mulheres e da população LGBTQIA+
Em seu perfil, que tem mais de 1000 publicações, ela mostra sua passagem por desfiles importantes na Europa e aparece usando roupas de marcas como Balmain, Chanel, Diesel, Converse e Proenza Schouler. Isso fora as inúmeras campanhas publicitárias que já estrelou para marcas como Prada, Calvin Klein e Samsung. Além de uma aparição nada básica na capa da Elle mexicana.
Não se sabe quem está por trás do glamuroso perfil @lilmiquela, assim como quem, onde e por que ela foi criada. Há especulações sobre se ela é apenas uma personagem, com história e características particulares, ou se o avatar foi inspirado em uma pessoa de verdade.