22/03/2022 às 13h30min - Atualizada em 22/03/2022 às 13h30min

Prefeitura de Teresina inaugura sedes do Abrace Nós e da Família Acolhedora

PMT
A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), inaugurou, na manhã desta terça-feira, (22), as reformas das sedes dos programas Abrace Nós e Família Acolhedora. A solenidade marcou a comemoração do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, instituído hoje (22).

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que recebeu uma homenagem, por meio da placa “Prefeito da Inclusão”, conta que tem trabalhado para fomentar a inclusão social.

“Inclusão é a palavra! A nossa gestão, inclusive, aqui na Semcaspi, com o secretário Allan, tem trabalhado para que a sociedade, principalmente, os excluídos, sejam mais ainda abraçados. Este é um momento de Deus, estamos presenciando mais ações para aqueles que mais precisam”, pontuou.

Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, as unidades vêm ganhando melhorias estruturais com adequações, de acordo com a necessidade do serviço e dos públicos.

“No início de 2021, recebemos nossas unidades bem danificadas, com carências de coisas mais básicas, de papel, ar-condicionado, de pintura e retelhamento. Em um ano de gestão, conseguimos avançar no sentido de dar mais qualidade no atendimento ao público e melhores condições de trabalho para nossos servidores. Agora, na sede

Família Acolhedora encontramos um ambiente arejado, agradável e confortável. Para o Abrace Nós, possibilitamos um espaço mais organizado e com acessibilidade”, esclareceu.

Janete Caminha, coordenadora do Programa Abrace Nós, ressalta que muito já se avançou e que a meta é avançar mais em prol das pessoas com deficiência. “Eu sou grata ao Dr. Pessoa e ao secretário Allan por me dar a possibilidade de atuar com este público, pessoas com deficiência. Todos os dias é uma chuva de emoções, por ouvirmos histórias e ao mesmo tempo podermos encaminhar aos serviços e também a uma capacitação e ao mercado de trabalho”, pontuou.

Para Lorenna Batista, coordenadora do Programa Família Acolhedora, a meta é avançar com a proposta do programa, que é realizar o acolhimento temporário, possibilitando às crianças e adolescentes que estão nos abrigos conhecer outras vivências.

“O nosso maior objetivo é que as famílias teresinenses tenham conhecimento do que a gente faz como acontece nosso trabalho e que venham nos visitar para poder conhecer nosso novo espaço. A ideia é ampliar o número de famílias que acolhem, de forma temporária, crianças e adolescentes que estão em abrigos”, destacou.

LUTA CONTRA O PRECONCEITO

Vitória Gabriele, de 21 anos, é assistida do Programa Abrace Nós, e conta com sentimento de gratidão sobre a felicidade de conseguir o primeiro emprego.

“Se já é difícil para uma pessoa sem deficiência conseguir um emprego, tendo deficiência é mais difícil ainda, principalmente por conta do preconceito. O que eu quero reforçar é que, para o sucesso, não há limites. Não desistir jamais! Todo mundo vai achar que você é incapaz, mas cabe a você mostrar que você é capaz sim”, reforçou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp