22/03/2022 às 08h55min - Atualizada em 22/03/2022 às 08h55min

Novos equipamentos vão beneficiar Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

CCOM
Nesta segunda-feira (21) o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), realizou a entrega de equipamentos de informática e audiovisuais para os Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudes). O evento aconteceu em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

Na ocasião, foram entregues kits com nove equipamentos como notebook, impressora multiprofissional, projetor multimídia, tela de projeção, smart TV, câmera digital, caixa de som, microfone sem fio e HD externo. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, no valor de R$ 400 mil, beneficiando 26 Comudes do estado.

Na oportunidade, a vice-governadora do Estado, Regina Sousa, disse que o objetivo do Piauí é continuar trabalhando pela causa das pessoas com deficiência. “Eu conheço muito bem essa luta, pois sou madrinha de crianças com deficiência. A palavra inclusão é muito forte. Todo dia vemos a necessidade de incluir, começando pela acessibilidade, sobretudo nas cidades, nas ruas, nos espaços públicos. Apesar das conquistas, ainda temos muito o que acrescentar”, declara.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, os Conselhos são responsáveis pelo controle social e garantia de direitos das pessoas com deficiência nos municípios. Ele destaca ainda que essa data é importante para que possamos relembrar e reconhecer a importância da inclusão das pessoas com Síndrome de Down, que devem ter um olhar especial da sociedade e do poder público.

“O Piauí vem dando essa devida atenção, não só para as pessoas com Down, mas para todas as pessoas com deficiência. Destaco aqui o Cies – Centro Integrado de Educação Especial – e o Centro de Habilitação Ana Cordeiro, responsáveis por atender pessoas com deficiência intelectual”, disse.

A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak e também foi marcada pela assinatura da ordem de serviço da reforma e ampliação do Centro de Equoterapia da Cavalaria da Polícia Militar do Piauí.

Dia da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, foi criado pela Down Syndrome International em 2006 e tem como principal objetivo conscientizar e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down. Recentemente, a data também se tornou Dia Nacional da Síndrome de Down, a partir da Lei nº 14.306, de 03 de março de 2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp