21/03/2022 às 13h17min - Atualizada em 21/03/2022 às 13h17min

Teresina tem quase 92% de cobertura de saúde bucal na Atenção Básica

FMS
Teresina tem uma cobertura de 91,92% de equipes de saúde bucal na atenção básica. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que além da atenção básica oferta ainda serviços da área na rede hospitalar e centro de especialidades.

Atualmente, são 239 equipes específicas para atendimento de saúde bucal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. Elas são responsáveis pelo atendimento inicial de odontologia, com encaminhamento (se necessário) para os Centros de Especialidades Odontológicas. “O dentista da equipe, ao identificar a necessidade de um destes tratamentos solicitará, por meio do sistema online Gestor Saúde, o especialista apropriado para o tratamento requisitado”, informa Kaline Brandão, gerente de Saúde Bucal da FMS. Nos CEO, são ofertados serviços de atendimentos a pacientes portadores de necessidades especiais, cirurgia, endodondia e periodontia.
A FMS disponibiliza ainda urgência 24 horas nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros Renascença (zona Sudeste), Satélite (zona Leste) e Promorar (zona Sul), além dos Hospitais da Primavera e Mariano Castelo Branco, no bairro Santa Maria da Codipi. “Caracteriza-se como urgência odontológica os procedimentos dentários que devem ser realizados imediatamente para salvar um dente, para aliviar dor intensa, cessar um sangramento, problemas causados por trauma (lesões traumáticas dentárias desde fraturas em esmalte até a perda definitiva do dente), edema ou inchaço”, esclarece Kaline Brandão.

Além disso, a população tem acesso ao Zap Odonto, serviço de teleorientação via WhatsApp com funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e de 13h as 17h, para fornecer informações sobre atendimento e locais de urgência. O número de contato do Zap Odonto é (86) 98179 2576.

Próteses

A oferta de próteses dentárias é um dos serviços ofertados pela Atenção Básica municipal. Atualmente, 18 equipes de Saúde Bucal disponibilizam o serviço em Unidades Básicas de Saúde (UBS), além do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI). Segundo dados da FMS, somente no primeiro quadrimestre deste ano, 1.118 próteses já foram entregues. No mesmo período do ano passado, 820 próteses foram produzidas, ao passo que de janeiro a abril de 2014 foram 439 e 98 em 2013. “Este crescimento se deve à reorganização dos serviços odontológicos e à capacitação dos profissionais, por meio do curso específico realizado no começo deste ano”, diz Kaline Brandão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp