Alexandre de Moraes e Telegram estão entre os assuntos mais divulgados. E trazem à tona, inclusive, a palavra "censura". Moraes ocupa o cargo desde 2017.
A maior parte da população pensa que para ser Ministro do Supremo Tribunal no Brasil precisa ser juiz. O que não acontece. Entre as exigências não há necessidade de ser magistrado, advogado ou mesmo ter formação em Direito.
Tal nomeação é feita pelo Presidente da República que indica e pela aprovação absoluta do Senado. Tendo que ter mais de 35 e menos de 65 anos, notável saber jurídico e reputação ilibada. Quanto a remuneração e benefícios do estar ministro; realmente, trata-se de algo como a maioria imagina.
A decisão pelo bloqueio do Telegram foi com base num pedido da Polícia Federal e justificada pelo descumprimento de ordens judiciais. Há a ótica: eleições, política, evitar fake news. Usuários do Telegram comentam que preferem usá-lo por questões de segurança nas mensagens e maiores recursos.
O posicionamento do Presidente da República é contrário à atitude do Ministro. A empresa Telegram pediu desculpas e solicitou adiamento do bloqueio da plataforma. Até o momento, o Telegram continua funcionando. O que estará ligado ao cumprimento das medidas: o novo prazo é de 24 horas. Em outros países, a empresa também sofreu sanções.