17/03/2022 às 13h41min - Atualizada em 17/03/2022 às 13h41min

Piauí fica entre os estados que mais realiza transplantes e captações de órgãos e tecidos

HGV
O Piauí ficou em 13º lugar entre os estados brasileiros que mais realiza transplantes renais e no 15º lugar em captações de órgãos e tecidos no ano de 2021 e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi destaque devido ser o hospital que realizou a maioria desses transplantes no Estado. Os dados foram divulgados pela Revista Brasileira de Transplantes, uma publicação da Associação Brasileira de Transplantes (ABTO). Em 2021, o HGV realizou 42 transplantes de rins e 19 de córneas.

“Mesmo em um ano de pandemia e tendo apenas uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) no Estado, nós conseguimos ser destaque e ficar entre os 13 primeiros em transplantes de rins e na 15ª posição em captações de órgãos. Um Estado que tem apenas uma OPO, os outros estados têm mais de uma, dá um orgulho muito grande e um ânimo para que em 2022 possamos realizar mais transplantes renais e de córneas”, explica Osvaldo Mendes.

O coordenador de enfermagem da OPO, Gilson Cantuário, explica que o ano de 2021 foi importante para a doação de órgãos, mesmo com a pandemia. “Nós conseguimos efetivar 26 doadores de órgãos, a maioria desses órgãos ficaram no Piauí, pois realizamos transplantes de rins e córneas. Isso é motivo de orgulho e motivação para a equipe e a expectativa, agora numa situação mais tranquila, é de novos investimentos e um aumento no número de transplantes”, destaca o enfermeiro.

“Os transplantes serão realizados de maneira ampla, abrangendo desde a doação de órgãos, as indicações principais para cada tipo de transplante e também vamos procurar superar as dificuldades que permeiam esta atividade”, afirma o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp