17/03/2022 às 08h40min - Atualizada em 17/03/2022 às 08h40min

Teresina ganha primeiro eletroposto e entra na rota da mobilidade elétrica no país

PMT
O Piauí entrou na “Rota do Sol” com a inauguração do primeiro eletroposto do Estado. Destinado ao carregamento de carros, motos e bicicletas elétricas, Teresina entra na rota da mobilidade elétrica e se torna mais uma capital do país a implementar o projeto de mobilidade urbana no Brasil.

O programa, uma parceria entre a Prefeitura de Teresina, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) e Equatorial Piauí, vai disponibilizar 10 bicicletas elétricas e um carro elétrico, além de toda a estrutura, que foi instalada no Parque da Cidadania, do sistema de carregamento dos veículos.
Aliar inovação tecnológica e preservação do meio ambiente é uma determinação do prefeito Dr. Pessoa.

“Estamos muito felizes em entregar mais esse presente para Teresina. Além de criar uma proposta sustentável para o transporte, precisamos pensar cada mais soluções que minimizem os impactos ao nosso meio ambiente. Pensar estratégias e projetos que nos ajudem a fazer uma Teresina cada vez mais sustentável. A inauguração desse eletroposto é um marco muito importante no fortalecimento da política ambiental em nossa cidade”, destacou a secretária da Semam, Elisabeth Sá.

A chegada do projeto de mobilidade elétrica no Piauí vai permitir fomentar e avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana. Para Lener Jayme, presidente da Equatorial Piauí, por meio desse projeto de mobilidade elétrica, se busca contribuir com a descarbonização do meio ambiente utilizando como fontes de alimentação a energia solar, que é limpa e renovável. “A ideia é promover o uso sustentável da energia e fomentar a redução de impactos ambientais provenientes do uso de combustíveis fósseis”, declarou.

Projeto pioneiro no Estado segue padrões internacionais

O projeto de mobilidade elétrica no Piauí, pioneiro no Estado, está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e tem como foco: educação de qualidade, energia acessível e limpa e ação global contra a mudança global do clima. Com a inauguração do eletroposto no Piauí, passa a existir a Rota do Sol, que consiste numa Rota de Carregadores de Veículos Elétricos entre São Luís e Teresina, permitindo essa mobilidade de um Estado ao outro com uso de carro elétrico.

Instruções para uso das bicicletas elétricas

As bikes poderão ser utilizadas somente na ciclovia do Parque da Cidadania. Para viver essa experiência, o usuário deve baixar o aplicativo “E+ Mobilidade Elétrica”, disponível para download em aparelhos Android e iOS, e realizar cadastro incluindo um cartão de crédito que será utilizado apenas para fins de garantia de devolução da bicicleta. O aplicativo é seguro e, após o uso do equipamento, que pode ser por até uma hora, a entrega deve ser feita no eletroposto. Em horário comercial haverá um instrutor da Equatorial Piauí para esclarecer dúvidas e orientar a população.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp