23/09/2021 às 17h40min - Atualizada em 23/09/2021 às 18h47min

“Uma maior participação das mulheres no ambiente político, melhora a qualidade da política”, afirma Iracema Portella

Em entrevista ao Portal Intopo, a deputada Federal Iracema Portella, falou sobre seus planos para 2022 como pré-candidata ao governo do estado do Piauí.

Foto: Luan Rodrigues/Intopo

A deputada destaca a importância da participação feminina no cenário político, afirmando que é preciso fazer políticas públicas direcionadas à elas.

 

Segundo Iracema Portella, a participação feminina na política ainda é muito tímida, porque é um ambiente pouco atrativo, pois a maior parte do parlamento é formado por homens. “Temos que começar um trabalho primeiramente dentro dos partidos, fazendo ações que possam atrair, fazer com que as mulheres queiram participar, porque a política atualmente é um ambiente majoritariamente, masculino.” 

 

Como presidente Nacional do Movimento Mulheres Progressistas, ela evidencia que por meio de políticas já implantadas dentro do seu partido, tais como: cursos, seminários, capacitações, dentre outras ações, já é possível perceber um crescimento da participação feminina. 

 

De acordo com a parlamentar: “O patamar de prefeitas eleitas na eleição de 2020 foi de 12%, o mesmo índice da eleição de 2016. No partido progressistas houve um aumento de 36% no número de prefeitas eleitas, 58% de vice-prefeitas e 60% no número de vereadoras”. 

 

Ao ser questionada sobre os planos para 2022, ela garante que é pré-candidata ao governo do Estado e que nada vai desencorajá-la: “Eu vou pra cima com sangue nos olhos, vocês vão ver”, afirma.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp