26/01/2022 às 13h17min - Atualizada em 26/01/2022 às 13h17min

Lucy Soares reforça a importância da atenção e cuidado com a saúde mental

De acordo com um estudo realizado pela Fiocruz e outras universidades do país, 40% da população brasileira apresentava sentimentos frequentes de tristeza e de depressão; e outros 50%, frequentes sentimentos de ansiedade e de nervosismo.

Alepi
A deputada estadual Lucy Soares (PP) reforça, neste mês de atenção e cuidado à saúde mental, o Janeiro Branco, a importância de estar atento às questões emocionais. Durante os últimos anos de pandemia, crise social e econômica, se levanta também a preocupação com os transtornos da mente, como a depressão e ansiedade, que podem se estabelecer a partir dessas condições.

De acordo com um estudo realizado pela Fiocruz e outras universidades do país, 40% da população brasileira apresentava sentimentos frequentes de tristeza e de depressão; e outros 50%, frequentes sentimentos de ansiedade e de nervosismo.

Já os números divulgados em pesquisa conduzida pelo Unicef/Gallup mostraram que 22% dos adolescentes e jovens brasileiros de 15 a 24 anos se sentem deprimidos ou têm pouco interesse em realizar atividades.

Os dados confirmam a seriedade do assunto e a importância de ações que auxiliem no cuidado e incentivo à saúde mental. Lucy Soares confirma que essa é uma bandeira de seu mandato e explica um dos últimos projetos aprovados na assembleia.

“No fim do ano conseguimos que nosso Projeto de Lei Ordinária fosse lido em plenário e foi aprovado. Agora seguimos esperando que seja sancionado. O projeto determina que os veículos de comunicação de órgãos públicos, inclusive as plataformas digitais, apresentem informes sobre os cuidados com saúde mental. Muita gente não consegue identificar quando deve procurar ajuda para lidar com questões emocionais, a informação irá ajudar muito nossa população”, pontua Lucy.

Além deste, a parlamentar também aprovou um Projeto que garante a presença de psicólogos em escolas de ensino médio do Piauí, com intuito de garantir suporte emocional aos adolescentes em uma fase tão importante da vida escolar.

A deputada afirma que essa pauta também é uma de suas prioridades e que continuará colocando a importância da saúde mental em evidência.

“Teremos ainda, infelizmente, muitas consequências do isolamento e de toda essa crise socioeconômica. Precisamos estar preparados para oferecer à nossa população todo apoio e suporte psicológico. Continuarei trabalhando em prol do cuidado com nossa gente”, finaliza Lucy Soares.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp