26/01/2022 às 10h41min - Atualizada em 26/01/2022 às 10h41min

F1 confirma datas de pré-temporada de 2022, em fevereiro e março

Testes no Circuito da Catalunha, em Barcelona, e no Circuito de Sakhir, no Bahrein, marcarão primeiro contato dos pilotos com carros sob novo regulamento técnico da categoria

Gil Costa
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F1 terá novo carro na temporada 2022, quando entra em vigor regulamento técnico atualizado — Foto: F1
Na contagem regressiva para o início do campeonato de 2022 da Fórmula 1, a categoria oficializou as datas dos testes de pré-temporada deste ano: os eventos serão realizados entre os dias 23 e 25 de fevereiro no Circuito da Catalunha em Barcelona, na Espanha, e nos dias 10 a 12 de março no Circuito de Sakhir, no Bahrein - que também vai receber a etapa de abertura do calendário em 20 de março.

A novidade fica por conta da forma com que a categoria divulgará o conteúdo ao público: a primeira rodada de testes não será exibida em tempo real; apenas os melhores tempos serão divulgados ao fim de cada dia. Já a segunda rodada, que ainda contará com a presença dos fãs no autódromo barenita, terá cobertura ao vivo.

A temporada 2022 introduzirá o novo regulamento técnico da Fórmula 1. O carro novo terá uma asa dianteira maior e integrada com os pratos laterais, calotas nas rodas e aletas cobrindo os pneus, além de refazer completamente o design da asa traseira.

Uma das novidades é a volta do conceito de efeito-solo, no qual a maior parte da pressão aerodinâmica é gerada pelo assoalho do carro e não pelas asas e demais apêndices. A expectativa é que os monopostos andem mais próximos, sobretudo nas curvas, o que vai gerar mais disputas na pista.

Até agora, Ferrari, McLaren, Aston Martin e Mercedes já divulgaram as datas em que apresentarão os carros da temporada que iniciará em 20 de março, com o GP do Bahrein. Restam outras sete equipes: Haas, Alfa Romeo, Williams, AlphaTauri, Alpine e a vice-campeã de construtores de 2021, RBR.

Outra mudança importante no próximo campeonato é a adoção dos pneus de aro 18, em substituição aos atuais, de aro 13. Somado às mudanças técnicas, a modificação dos compostos é fundamental para a aerodinâmica dos carros e o desempenho dos monopostos em pista. O resultado, porém, só será conhecido a partir do primeiro dia de testes da F1, em Barcelona.

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