26/01/2022 às 09h06min - Atualizada em 26/01/2022 às 09h06min

Anac autoriza iFood a realizar entregas com drones no Brasil

“É uma conquista única para o Brasil”, diz Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood

Kryssyno Oliveira
iFood, a primeira empresa de delivery no Brasil com autorização de entregas com drones. Imagem: Divulgação/iFood

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), concedeu na última sexta-feira (21), a primeira autorização para entregas - delivery - por meio de drones no Brasil. Quem ingressa nessa nova categoria é o iFood, dando os primeiros passos na modalidade. A empresa conta com a parceria da Speedbird Aero, que é a responsável por operar os drones.

 

O drone autorizado para entrega é o DLV-1 NEO, ele irá operar em rotas BVLOS (Beyond Visual Line of Sight, em inglês), ou seja, além da linha de visada visual do piloto. Com a autorização, a Speedbird poderá realizar entregas com carga de até 2,5 kg em um raio de 3 km, inclusive em ambiente urbanos, e deve manter as margens estabelecidas, como não sobrevoar pessoas, manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas de operação e as condições meteorológicas.

 

Na modalidade delivery, o iFood explica que os pedidos são levados até um droneport (área específica e segura para pousos e decolagens de drones), onde são coletados por um parceiro entregador do iFood que completa a entrega fazendo o transporte até a porta dos clientes.

 

“É uma conquista única para o Brasil. Esse é um marco histórico na aviação, mas também no desenvolvimento da sociedade. É o início de uma mudança que agilizará as entregas com o uso de um modal aéreo em parte das rotas”, diz Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood.

 

Testes desde 2020

 

Vale ressaltar que o teste de entregas nessa categoria já vem sendo testada desde 2020, pelo o iFood. Na época foi realizado um teste experimental no Shopping Iguatemi de Campinas (SP), com mais de 300 entregas, envolvendo mais de 20 restaurantes parceiros da região. Naquele mesmo ano a empresa de entregas recebeu o primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave).
 

 

Outro teste também foi realizado em 2021, dessa vez, entre duas cidades, entre Aracaju e Barra dos Coqueiros. O drone utilizado na experiência atravessou o rio Sergipe a partir do Shopping RioMar Aracaju e percorreu 2,8 quilômetros até Barra dos Coqueiros. Ele sobrevoou o trânsito e viajou por cerca de 5 minutos e 20 segundos.

Com informações do iFood news e ANAC


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp