16/09/2021 às 16h36min - Atualizada em 16/09/2021 às 16h55min

Vulcão pode causar tsunami no litoral do Norte e Nordeste do Brasil

Cubre Vieja localizado na ilha de La Palma na África subiu o nível de alerta.

Imirante
Secom Prefeitura de São Luís - Foto: Divulgação

Um vulcão que pode causar um tsunami no litoral do Norte e Nordeste do Brasil subiu de nível de alerta. 

 

 Autoridades espanholas elevaram para o nível amarelo o alerta de erupção do vulcão Cumbre Vieja, que fica na ilha de La Palma, na costa da África, a 4,4 mil km de São Luís.

 

 A informação é do portal MetSul Meteorologia e confirmada pelo UOL. A erupção do vulcão, que estava adormecido há décadas, poderia causar impacto em todas as Américas.

 

Segundo pesquisadores, o vulcão começou a dar sinais de atividades nos últimos dias e os riscos não são tão preocupantes. A erupção poderia causar ondas que chegariam ao Brasil abaixo de oito metros.

 

"Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor", explica o pesquisador Carlos Teixeira da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

O pesquisador Mauro Gustavo Reese Filho observa, em trabalho publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que o Oceano Atlântico não é famoso pela sua capacidade de gerar tsunamis, mas que o Cumbre Vieja poderia ser o agente responsável por um evento desta natureza na região.

 

“Toda a população costeira deve ser conscientizada, em especial do Norte e Nordeste do Brasil, pois seriam os principais afetados, e assim evitaríamos  danos pessoais.

 

Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas e longínquas, no entanto, o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas”, advertiu Resse em seu trabalho.




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp