19/01/2022 às 16h07min - Atualizada em 19/01/2022 às 16h07min

Semec orienta diretores escolares sobre formato de aulas em 2022

Em razão das medidas sanitárias contra a disseminação do coronavírus, as aulas ainda não voltarão a ser 100% presencial, mas este ano todos os alunos estarão na escola em sistema de rodízio.

Semec

Os diretores das unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina participaram, nesta quarta-feira (19), de um encontro no Centro de Formação Odilon Nunes para conhecerem as orientações pedagógicas do ano letivo de 2022. O documento elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) traz novidades sobre o formato adotado para as aulas.

Em razão das medidas sanitárias contra a disseminação do coronavírus, as aulas ainda não voltarão a ser 100% presencial, mas este ano todos os alunos estarão na escola em sistema de rodízio. Em 2021, apenas as turmas do 2º, 5º e 9º ano estavam em revezamento nas aulas presenciais, além de pequenos grupos que necessitavam de atendimento especial.

“A principal novidade é a presença de todos os alunos na escola, mas divididos em dois grupos, em um calendário organizado. Metade do quantitativo de estudantes matriculados estará em sala de aula por vez, garantindo um maior distanciamento e mais segurança nessa retomada gradual”, explica a gerente de Gestão Escolar, Ivanilde Oliveira.

Durante o encontro de gestores, também foram discutidos aspectos importantes para o início do ano letivo, marcado para 7 de fevereiro. Avaliação, formação de professores e acompanhamento escolar entraram em pauta, com espaço para sanar as dúvidas dos diretores.

O secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos, informou que a rede contará com novos professores e estagiários antes do início das aulas. Também explicou o processo de matrículas das crianças do berçário e maternal. “Nos organizamos para atender todas as demandas das unidades de ensino o quanto antes, garantindo um início de ano letivo tranquilo, com alunos matriculados e professores em sala de aula. Por isso, estamos liberando a abertura de novas turmas apenas com a certeza do professor. Já começamos a enviar novos profissionais para as escolas, e aquelas que tiverem com tudo pronto, podem começar a atender esse público. A oficialização do período de matrícula para berçário e maternal será no dia 21 de janeiro”, destaca o professor Kleytton.

Encontros pedagógicos nas escolas

Para receber bem os alunos e planejar as ações de 2022, as equipes escolares farão seus encontros pedagógicos nos dias 2 e 3 de fevereiro. Durante a reunião de gestores, a Semec passou sugestões para esse momento. “É quando a escola se organiza para o início das aulas, os diretores podem explicar todas as orientações pedagógicas e os professores se preparam para receber os alunos da melhor forma possível. Estamos com boas expectativas para 2022”, finaliza Ivanilde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp