14/01/2022 às 14h20min - Atualizada em 14/01/2022 às 14h20min

Coreia do Norte dispara dois mísseis e alerta contra pressão dos EUA por novas sanções

Isto É
Bandeira norte-coreana Imagem: Internet
Por Josh Smith e Hyonhee Shin

SEUL (Reuters) – A Coreia do Norte disparou ao menos dois mísseis balísticos na sexta-feira, no terceiro teste em menos de duas semanas, apenas horas depois de criticar uma pressão dos Estados Unidos por novas sanções por conta de lançamentos anteriores como “provocações” e alertas de uma forte reação.
Duas semanas de lançamentos de mísseis da Coreia do Norte, designações de sanções retaliatórias dos Estados Unidos e notas indignadas dos dois lados intensificaram o espectro da volta aos dias de “fogo e fúria” de 2017, antes de uma série de negociações diplomáticas empacar e escorregar de volta aos impasses.

O Conselho Nacional de Segurança da Coreia do Sul realizou uma reunião de emergência e expressou “forte pesar” diante do teste e pediu o retorno do governo de Pyongyang às negociações.
“Isso enfatiza que a série de testes de mísseis da Coreia do Norte não ajuda a estabilizar a situação da península coreana neste momento importante, e exige que a Coreia do Norte responda rapidamente aos pedidos por diálogo”, afirmou a Casa Azul presidencial em nota.
O Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que havia detectado o que supõe ser dois mísseis balísticos de alcance curto (SRBMs) lançados em direção ao leste a partir de Uiju, na província de Pyongan, na costa oeste do país, próximo à fronteira norte-coreana com a China.

A guarda costeira japonesa disse que o Norte disparou o que pode ser um míssil balístico. Os mísseis parecem ter caído no mar além da zona exclusiva econômica do Japão, afirmou a rede NHK citando uma autoridade do Ministério de Defesa japonês em condição de anonimato.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp