14/01/2022 às 10h42min - Atualizada em 14/01/2022 às 10h42min

FIA detalha inquérito sobre o GP de Abu Dhabi da F1; decisão sai em março

Entidade confirmou ainda que substituto de Michael Masi no cargo da chefia esportiva da comissão de monopostos será responsável por coordenar estrutura da F1 em 2022

Redação
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Safety car lidera o pelotão nas voltas finais do GP de Abu Dhabi no último domingo — Foto: Reprodução

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) detalhou os passos que seguirá na investigação dos eventos do GP de Abu Dhabi de 2021, que teve Max Verstappen como vencedor e campeão mundial da Fórmula 1. O inquérito já começou; o resultado será divulgado em fevereiro e as decisões finais em 18 de março, no encontro do Conselho Mundial do Esporte a Motor no Bahrein.

O comunicado também detalha que o responsável por "revisar e otimizar a estrutura da F1" para o campeonato de 2022 será o secretário-geral esportivo da entidade Peter Bayer. Ele foi recém-efetivado como chefe esportivo da comissão de monopostos no lugar do diretor de provas Michael Masi, que assumiu o cargo em 2020 e está no centro da polêmica em Abu Dhabi e outras ao longo de 2021.

A prova que encerrou o campeonato passado foi marcada por polêmicas devido ao não-cumprimento do regulamento que orienta a saída do safety car da pista e o realinhamento dos carros retardatários; Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton na última volta da corrida para conquistar a vitória.

A análise do desfecho da prova no Circuito de Yas Marina está sendo chefiada pelo novo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. De acordo com o comunicado divulgado pela entidade, todas as dez equipes e 20 pilotos da F1 serão consultados ao longo do processo.

Confira as etapas do processo:

1. Todas as equipes serão consultadas por Ben Sulayem sobre o assunto e outros tópicos;

2. Na próxima quarta-feira, 19 de janeiro, o Comitê Consultivo Esportivo da entidade vai discutir o uso do safety car na Fórmula 1;

3. Todos os pilotos da Fórmula 1 participarão de uma discussão compartilhada sobre o caso, ainda sem data;

4. Desfecho: os resultados da análise serão apresentados em fevereiro pela Comissão da F1. A decisão final sobre a prova vai ser anunciada em 18 de março no Bahrein, no Conselho Mundial do Esporte a Motor - a data antecede o GP do Bahrein, abertura da temporada 2022, a ser realizado em 20 de março.
Peter Bayer substitui Michael Masi no cargo de o chefe esportivo da comissão de monopostos e vai organizar F1 em 2022 — Foto: FIA

Relembre a polêmica
 
O carro de segurança foi acionado na volta 54 de 58 da prova após a batida de Nicholas Latifi, da Williams. No entanto, apenas cinco retardatários (carros que estão uma volta atrás do líder) receberam a permissão para ultrapassar os carros da frente, embora o regulamento determine que todos devem fazê-lo quando for considerado seguro.

O carro de segurança deixou a pista no fim da volta 57, quando as regras apontam que ele deveria se retirar no fim da volta que sucede o realinhamento dos pilotos: ou seja, neste caso, a corrida terminaria sob bandeiras amarelas, já que a etapa só tinha 58 voltas.
Michael Masi, diretor de provas da FIA — Foto: Mario Renzi - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Com base nos Artigos 48.8 e 48.12, a Mercedes protestou minutos após o fim da corrida em Abu Dhabi por supostas tentativas de ultrapassagem de Verstappen sob bandeira amarela, e porque a direção de prova não seguiu à risca o regulamento que orienta a saída do safety car da pista.

Os protestos da Mercedes foram rejeitados ainda no domingo; horas depois, o time confirmou que apelaria da decisão. Porém, confirmou que desistiria do apelo no dia da premiação da F1, que deixou de comparecer na figura do chefe Toto Wolff, assim como Hamilton, que segue afastado das redes sociais e da mídia desde então - cercado por rumores de sua aposentadoria.

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