12/01/2022 às 15h44min - Atualizada em 12/01/2022 às 15h44min

MG: abertura de comportas de Três Marias é adiada para rio não encher

Liberação poderia elevar o nível do rio São Francisco e causar enchentes na região; Cemig já havia comunicado a abertura

R7
R7
G1

Para evitar a elevação do nível do rio São Francisco, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) informou que vai adiar a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, a 272 km de Belo Horizonte.

A medida foi anunciada um dia após a empresa ter afirmado que iniciaria a liberação do reservatório para controlar o volume após as chuvas fortes dos primeiros dias de janeiro. A liberação do reservatório poderia causar inundações no trecho do Velho Chico até a cidade de Pirapora. 

“Essa decisão, considerando dados atualizados, tem como prioridade a segurança da população da região. As ilhas fluviais do rio São Francisco já foram evacuadas, pois são impactadas para vazões em patamares menores que os atuais”, justificou a Cemig em nota.

A Cemig disse ainda que a medida levou em conta a proteção da obra de restauração do vapor Benjamim Guimarães, após orientações da prefeitura de Pirapora.  Nesta terça-feira (11), a administração do município informou que faz um trabalho em conjunto com Secretaria de Infraestrutura, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, engenheiros e fluviários para reduzir o impacto dos problemas que podem ser causados pelas chuvas.

“Desde julho estamos cobrando das instituições responsáveis pela obra, Iepha e Iphan, uma solução para a continuidade e conclusão da obra. Alertamos que o período das chuvas chegaria e colocaria a embarcação em risco. Até o Ministério Público entrou nesta luta conosco, e a obra não foi retomada. Agora cabe a nós, em tempo recorde, cuidar do que é nosso!”, destacou o prefeito Alex Cesar.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp