Um adolescente de 15 anos foi autuado por ato infracional análogo ao crime de perseguição em ambiente virtual, nesta sexta-feira (10). O caso ocorreu na cidade de Ibaretama (CE) e foi registrado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá (CE) após denúncia em junho. Ele utilizava um perfil falso para chantagear mulheres a enviarem fotos íntimas em redes sociais. As investigações só começaram depois que uma vítima registrou Boletim de Ocorrência em junho alegando que sua foto e nome estavam sendo utilizados em redes sociais para práticas ilegais. "A vítima vinha sofrendo retaliação na região", informou a Polícia Civil.
Baseado nas denúncias, as investigações apontaram que o adolescente suspeito que criou o perfil falso estava solicitando fotos íntimas de mulheres na região e depois as chantageava para envios de novas fotos. Ele foi localizado na tarde do último domingo (5) após cumprimento de mandado de busca e apreensão.
Os investigadores agora trabalham para identificar os atos infracionais que o jovem teria cometido, como os crimes análogos ao uso de falsa identidade, vazamento de fotos íntimas e o próprio stalking, caracterizado pela perseguição em ambiente virtual. Eles também investigam se o suspeito teve ajuda de outras pessoas.