A Uber anunciou nesta quinta-feira (06) que o serviço de delivery de restaurantes do Uber Eats não irá mais funcionar no Brasil. O motivo é de que o serviço sofria com a forte concorrência do iFood no país.
De acordo com o comunicado enviado aos usuários via e-mail, o Uber Eats irá funcionar até o dia 07 de março de 2022. No entanto, esse não será o fim total do serviço de delivery da Uber no Brasil, o Cornershop by Uber (a startup de entregas de supermercados adquirida em 2019), Uber Flash (serviço de entrega de pacotes), e o Uber Direct (um serviço B2B de entregas rápidas que já atende empresas como Telhanorte e FastShop) ainda continuarão.
No Brasil desde 2016, o Uber Eats funciona em 150 cidades, em todos os estados do país. Segundo uma reportagem do Brazil Journal, publicada nesta quinta, a empresa estaria desistindo do delivery de comida devido ao “monopólio” do iFood, que tem uma fatia de mercado maior do que 80%, enquanto o Eats tem 10% e a Rappi 5%.
Em novembro de 2020, o Rappi abriu um processo no Cade acusando o iFood de práticas "anti-competitivas". Meses depois a Uber se juntou à queixa.
O Futuro da Uber no Brasil
A Uber ainda continua no Brasil com os seus outros serviços de entrega. No mundo, o Uber Eats opera em outros 45 países.
De agora em diante, a modalidade de pagamentos em dinheiro para pedidos feitos pelo Uber Eats ficará indisponível. Até o encerramento das atividades de entrega de comida, usuários poderão fazer pedidos de refeições apenas por meios digitais, como cartão de crédito e débito e Pix.
A Uber mantém seu serviço de corridas por aplicativo, e afirma que irá continuar a expansão para outros meios de transporte, como motos e táxis.
*Com informações do Tecnoblog e Brazil Journal.