07/01/2022 às 12h35min - Atualizada em 07/01/2022 às 12h35min

​Butantan: Vacina pode oferecer ‘proteção cruzada’ contra a variante da gripe

Segundo o Instituto a “proteção cruzada” ocorre “quando o imunizante foca em neutralizar um vírus, mas consegue neutralizar outro”

Natália Borges
Uol
Foto: Divulgação/reprodução

Ainda que a variante darwin, que está causando um surto de gripe no Brasil, não esteja incluída na composição da vacina atualmente disponível na rede pública de saúde contra a influenza, o imunizante é capaz de oferecer "proteção cruzada" contra ela.

A afirmação é do Instituto Butantan, produtor da vacina distribuída para o SUS (Sistema Único de Saúde) pelo Ministério da Saúde, que adquire as doses contra a gripe.

Segundo o Butantan, a “proteção cruzada” ocorre “quando o imunizante foca em neutralizar um vírus, mas consegue neutralizar outro”, no caso, a variante darwin, uma mutação do H3N2, subtipo da influenza que está incluído na composição da vacina.

“As cepas da influenza são parentes, têm mudanças na estrutura viral, nos aminoácidos, mas têm partes do vírus que são as mesmas, explica Ricardo Oliveira, diretor de produção do Instituto, em nota.

A ‘proteção cruzada’ foi observada em teste in vitro, permite a fase de uma pesquisa, feita em laboratório, realizados pelo instituto, de acordo o diretor.

A atual vacina contra a gripe confere proteção contra a influenza B e dois tipos subtipos da influenza A: o H1N1, o mesmo que causou a pandemia gripal em 2009, e o H3N2, que tem semelhança estruturais com a darwin, já que a variante derivou dele.

“A atual vacina funciona e protege contra a darwin. Mesmo que não seja a melhor resposta de proteção, vai trazer, sim, uma proteção para a população”, defende Ricardo Oliveira, ressaltando, porém, que o imunizante não é tão efetivo contra a nova variante.  

Ainda assim, atualmente, o Instituto Butantan está desenvolvendo uma nova versão da vacina contra a gripe, que incluí a darwin na composição, fornecendo proteção efetiva contra a variante.

“Na primeira quinzena de fevereiro, está prevista o início das formulações e do envase (da vacina)”, segundo Ricardo Oliveira, que prevê as doses começando a serem distribuídas a partir de março de 2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp