05/01/2022 às 11h14min - Atualizada em 05/01/2022 às 11h14min

Saúde mental: “faça algo que lhe dê prazer e fuja das cobranças e da culpa”, diz psicóloga

O primeiro passo para uma saúde mental em tempo de pandemia é o autoconhecimento

Ismênia Teles

A chegada de um novo ano sempre é cheia de expectativas para a maioria das pessoas. São projetos, planos e  objetivos traçados para o ano que se inicia. Muitos desses planos sequer incluem ter uma boa saúde mental, mas, uma boa saúde mental é sinônimo de superação e otimismo diante das dificuldades. 

 

A comerciante Anny Lira que em 2020 foi diagnosticada com depressão: “Eu tinha uma loja de confecção, e de repente, com a pandemia, fui perdendo vendas, clientes e com as contas só aumentando e eu não tinha como pagar. Entrei em desespero e em depressão. Me sentia culpada e incapaz por não conseguir deslanchar meu negócio e fui perdendo o gosto por tudo, até pelo trabalho”, disse.

 

Em 2021, a comerciante procurou ajuda psicológica: “Até que decidi cuidar da minha saúde mental. Eu decidi dar um basta naquele sofrimento. Procurei ajuda de um psicólogo, fiz as terapias e hoje consegui reerguer meu empreendimento”. 

 

“Decidi que não preciso sentir auto piedade. Sentimento de culpa, de medo e de tristeza não são bons para ninguém. Precisamos ser otimistas diante das dificuldades. Nunca vamos deixar de passar por problemas, mas a forma como lidamos com estes problemas é que faz a diferença”, relatou.


 

Em se tratando de saúde mental, principalmente em meio à pandemia, a psicóloga Meire Sobrinho dá dicas  de como cuidar de sua mente: “Direcione em algo que lhe dê prazer, fuja das cobranças, da culpa, busque sempre conhecimento, não procrastine diante dos obstáculos, pergunte-se se está feliz”, disse.

 

Outra dica importante da psicóloga é buscar meditação, reflexão . Perdoar-se é o primeiro passo: “Corra atrás de seus objetivos, priorize-se, primeiro passo para uma saúde mental em tempo de pandemia... autoconhecimento, terapia e lembre-se: você fez o que deu para fazer... tenha empatia e seja empático com você!”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp