09/09/2021 às 18h27min - Atualizada em 09/09/2021 às 18h27min

Covid-19: Fiocruz divulga boletim que mostra melhoria das taxas de ocupação de leitos em quase todo o país

De acordo com a fundação, esse dado é um reflexo da tendência geral de diminuição da incidência de casos graves, internações e mortes por Covid-19

Fiocruz
Reprodução

A Fiocruz publicou nesta quarta-feira, 08 de setembro que o cenário das taxas de ocupação de leitos de UTI para adultos no SUS continua melhorando, com mais de 90% das unidades da Federação e 85% das capitais estando fora da zona de alerta (taxas < 60%).

 

Roraima (82%) é o único estado na zona crítica, com índice superior a 80%, mas encontra-se em situação particular de poucos leitos disponíveis. O Rio de Janeiro apresentou queda no indicador de 72% para 66%, o que agora o coloca na zona de alerta intermediário.

 

De acordo com a fundação, esse dado é um reflexo da tendência geral de diminuição da incidência de casos graves, internações e mortes por Covid-19. “A redução simultânea e proporcional desses indicadores demonstra que a campanha de vacinação está atingindo o objetivo de proteger a população do impacto da doença. No entanto, o ainda alto índice de positividade dos testes e a elevada taxa de letalidade da doença (atualmente em 3%) revela que a transmissão do vírus é intensa e diversos casos assintomáticos ou não confirmados podem estar ocorrendo, sem registro nos sistemas de informação”, ressaltam os pesquisadores do observatório covid 19 da Fiocruz.

 

Segundo a publicação é necessário reforçar a interrupção de cadeias de transmissão por meio do avanço das campanhas de imunização. Ressalta ainda que esse objetivo, porém, só será alcançado com a ampliação da cobertura vacinal até novos grupos — como é o caso de adolescentes entre 12 e 17 anos — e da dose de reforço para idosos, portadores de doenças crônicas e imunossuprimidos.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp