O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicou um alerta, no dia 06 de setembro, para chamar atenção ao fato de que golpistas estão se aproveitando das revisões que o INSS realiza em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários.
De acordo com o INSS as abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular.
O Instituto recomenda algumas ações para não cair em golpes dessa natureza. Atitudes como manter sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço; não atender ligações de pessoas pedindo dados ou fotos em nome do INSS, desligar a ligação e bloquear o contato.
O INSS afirma que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).