02/09/2021 às 15h23min - Atualizada em 02/09/2021 às 15h23min

PIX: Novas ferramentas de Saque e Troco foram regulamentas

Os novos serviços estarão disponíveis a partir do dia 29 de novembro.

G1

Banco Central regulamentou nesta quinta-feira (2) duas novas modalidades do PIX: o PIX Saque – que permitirá o saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais – e o PIX Troco – que também permitirá o saque, mas associado a uma compra ou à prestação de um serviço.

 

Os novos serviços estarão disponíveis a partir de 29 de novembro.

De acordo com o Banco Central, serão oito operações gratuitas por mês nessa nova modalidade para pessoas físicas.

Atualmente, o PIX permite apenas pagamentos e transferências instantâneas em todo o país entre pessoas, empresas e governo 24 horas por dia, sete dias da semana.

O limite máximo das transações dos novos serviços será de R$ 500,00 durante o dia, e de R$ 100,00 no período noturno (das 20 horas às 6 horas), segundo o Banco Central.

O pix Saque funcionará assim: O cliente vai ao estabelecimento comercial e demais agentes de saques que ofertam o PIX Saque, faz um PIX a partir da leitura de um QR Code que será mostrado ao cliente, ou a partir do aplicativo do prestador do serviço e após a autenticação do pagamento, o cliente receberá o valor da transferência em dinheiro.

O PIX troco funcionará de forma semelhante. A diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser realizado durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o PIX é feito pelo valor total (compra + saque).

Depositphotos

Depositphotos

Foto: Depositphotos

Poderão ofertar os serviços: estabelecimentos comerciais, instituições financeiras, terminais de autoatendimento e entidades que ofertam rede independente.

Em nota o banco central afirmou que “a oferta dos dois novos produtos da agenda evolutiva do PIX aos usuários da ferramenta é opcional, cabendo a decisão final aos estabelecimentos comerciais”.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp