15/01/2022 às 17h06min - Atualizada em 15/01/2022 às 17h06min

O interesse social em uma moda mais sustentável

Dentro das práticas de moda sustentável, está a preocupação em minimizar qualquer tipo de impacto ambiental em todas as etapas do ciclo de vida do produto

Natália Borges
Foto: Reprodução

Por trás de cada produto que compramos, existe uma história que vai desde a sua produção, ao seu descarte. O interesse social em uma moda mais sustentável vem remodelando novas práticas sustentáveis e hoje, as marcas estão sendo cobradas pelos consumidores para diminuírem seus impactos no meio ambiente. 

Partindo desse princípio, a indústria da moda vem tendo nova visão a respeito da sustentabilidade. Assim, à medida que vamos tomando consciência dos impactos que causamos ao planeta, ampliamos nosso olhar crítico para os produtos e os serviços que produzimos e consumimos. 

Dentro das práticas da eco moda , que significa moda sustentável, está a preocupação em minimizar qualquer tipo de impacto ambiental em todas as etapas do ciclo de vida do produto para garantir um uso consciente dos recursos naturais, que podem ser utilizados na sua fabricação, como água, a energia, a terra, o solo, os animais, as plantas, a biodiversidade e os ecossistemas.

A eco moda está ligada à forma em que os artigos de moda são produzidos. Para as marcas que praticam uma moda sustentável, tem-se a preocupação com os impactos sociais dos seus produtos.  É dever delas também estimular um padrão de consumo consciente, sustentável e saudável, baseado na durabilidade, na reutilização e nas alternativas efetivas de reciclagem e descarte.

Camila Mascielle, aluna do curso de Designer de Moda, do Instituto Federal do Piauí – IFPI é um exemplo da nova geração de fashionistas que trabalha a moda de maneira consciente. Ela tem sua pesquisa voltada para a moda eco moda. Ela ressalta que apostar em moda sustentável é respeitar os ciclos naturais e o tempo em que a natureza leva para renovar seus recursos, além de incentivar o consumo consciente.



Seu interesse por moda sustentável surgiu durante o curso, onde teve um conhecimento mais amplo sobre as atividades exercidas no setor da moda que fez com que percebesse que grandes indústrias desse segmento poluem muito o meio ambiente.



No seu trabalho de conclusão de curso, Camila fez uma pesquisa baseada nos tingimentos naturais, provando que é possível fazer algo bonito a partir de resíduos naturais, sem agredir o meio ambiente. 

“Percebo que algumas empresas já estão se conscientizando em relação aos grandes impactos causados por esse setor e estão aos poucos acrescentando uma proposta mais sustentável”.

A estudante destaca ainda, os desafios enfrentados pelas pessoas que apostam nesse segmento da moda. E ressalta que a grande dificuldade de apostar em moda sustentável está relacionada à "aceitação" da sociedade por uma proposta de moda diferente. “Na verdade, trabalhar com essa temática constitui um grande desafio”.


Empresas que apostam na moda sustentável 

Há várias marcas internacionais que buscam minimizar seus impactos. No Brasil, existem alguns exemplos de marcas de moda que são inspiração quando se fala em fazer com que você se conecte à moda sustentável. Destacamos dez delas. 

1.Insecta Shoes 

A Insecta Shoes produz sapatos veganos e sustentáveis, confeccionados a partir de roupas usadas, algodão reciclável e de garrafas plásticas recicláveis. A marca foi agraciada com o prêmio Ecoera em 2015.

2. Gioconda Clothing

A grife de roupas íntimas aposta em fibras naturais, como algodão orgânico, e em todas as peças feitas artesanalmente em edição limitada, até mesmo os saquinhos embrulhados são feitos a partir de retalhos de tecido.

3. Flavia Aranha

A marca é famosa pelas suas técnicas sustentáveis em tingimento de tecido. A estilista usa corantes naturais de origem renovável, como cascas de árvore, frutos, folhas e raízes. Com estética minimalista, 50% dos materiais utilizados nas coleções são orgânicos.



4. Reserva / Eva

Em parceria com a Rhodia, o grupo desenvolveu um tecido experimental que se decompõe em três anos, á o projeto Ecomoda, leva aulas de costura e modelagem para o morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, com roupas que seriam incineradas. A marca também já venceu o Prêmio Ecoera, em 2015.

5. Osklen 

A grife, criada em 1989 por Oskar Metsavaht, foi pioneira quando se trata de moda sustentável no Brasil, já na década de 90. Couro de pirarucu, seda orgânica tingida com corantes naturais, tecidos recicláveis, algodão orgânico, PET reciclado e eco-juta são alguns dos materiais usados.

6. Vert Shoes

A marca produz diversos modelos de tênis 100% veganos. Entre as matérias-primas usadas estão o algodão orgânico (cultivado pelas cerca de 700 famílias que vivem da agricultura orgânica no semiárido nordestino), couro curtido com tanino vegetal e borracha nativa da Floresta Amazônica.

7. Yes I am Jeans

Jeans eco-friendly, cuja fabricação acontece em fábricas de São Paulo e Minas Gerais com o mínimo de produtos químicos! A empresa faz uso de lavanderias que não agridem o meio ambiente, com estação de tratamento de água seguindo as leis ambientais.

8. Coletivo de Dois

No estilo anos 1980, Hugor Mor e Daniel Barranco produzem peças únicas pensadas no cenário sustentável. Inclusive as sacolas da marca são eco-friendly, feitas de papel kratf reutilizado das modelagens da marca.

9. Reformation

Além de ter clientes fiéis como Bella Hadid, Emily Ratajkowski, Karlie Kloss e Taylor Swift, a californiana Reformation é famosa por ser uma das marcas mais eco-friendly do oeste dos Estados Unidos. Suas roupas são produzidas a partir de tecidos sustentáveis, reciclados e até mesmo roupas vintage. Suas fábricas utilizam apenas energia eólica e 75% do lixo gerado é reciclado.

10. Studio Drê Magalhães

Expert em bijoux e acessórios de perfume rústico e artsy, Andreza Magalhães utiliza materiais como corda com miolo 100% biodegradável, algodão, malha, borracha e resina. Tudo em edição limitadíssima e feitos a mão
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://intopo.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp